terça-feira, 4 de maio de 2010

Se a Mafalda fosse uma dama da nobreza e vivesse na Idade Média

Eu, D. Mafalda, faço parte de um grupo social importante e privilegiado, a Nobreza. O meu marido chama-se D. João e conheci-o num torneio. A minha filha chama-se D. Brites e é muito bonita.
O meu palácio fica situado no alto de uma colina, onde tudo é perfeito. Confio as minhas terras às pessoas em quem tenho mais confiança.
Já há algum tempo, quando foi a época de guerra, D. João foi combater contra Castela. Agora que estamos em época de paz, vou muitas vezes com o meu marido andar a cavalo, vê-lo a participar em justas e torneios e também vou acompanhá-lo em caçadas. D. João gosta muito de praticar esgrima.
Eu tenho de estar sempre atenta aos assuntos domésticos. Faço muitos bordados e divirto-me todos os dias com as minhas damas de companhia.
D. João esteve a organizar uma festa que se vai realizar hoje à noite, enquanto eu e a minha filha, D. Brites, tratámos dos preparativos.
Temos vários salões e a festa vai ser realizada no maior deles. Já foi confirmada a presença dos músicos, das bailarinas, dos trovadores e dos saltimbancos. Eu e a Brites mandámos fazer fatos novos, mas D. João optou por usar o seu melhor fato. Eu quis usar as jóias que têm passado de geração em geração na nossa família e a Brites acabou por fazer a mesma coisa.
A mesa vai estar com muita abundância de comida, como por exemplo: carne, peixe e marisco e não me posso esquecer do acompanhamento, que geralmente é vinho e pão. Também comemos queijo e doces feitos de mel.
Depois do jantar a música toma conta da festa e assistimos a malabarismos, trovas e cantigas. Também costumamos dançar. No dia seguinte, de manhã, jogaremos xadrez, damas, cartas e dados e, à tarde, procuraremos caçar javalis para a ceia.
Vulgarmente o povo acha que os reis e as rainhas são maus, mas nas épocas em que o povo passa mal eu tento ajudar ao máximo.
Quando a minha filha casar vou dar-lhe uma das minhas terras, à sua escolha, e vou mandar construir o seu palácio, para que ela aí viva com o seu marido e com os seus filhos.

Mafalda Ferreira, 5.ºA (E.B. de Vila Praia de Âncora)

3 comentários:

  1. PARABÉNS PELO LINDO TEXTO...

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante, imaginativo. Continua a escrever textos românticos e a usar essa tua linda cabecinha. Parabéns!

    ResponderEliminar