quinta-feira, 13 de maio de 2010

Se eu fosse uma princesa...

Se eu fosse uma princesa gostaria de ser bonita, elegante e inteligente.
Quando acordasse de manhã as minhas aias vinham-me vestir. Os vestidos seriam bonitos, de tecidos bons e confortáveis e teriam de ser até aos tornozelos.
De seguida iria tomar o pequeno-almoço com os meus pais e irmãos.
Logo a seguir vinham as minhas obrigações, como ter aulas particulares, por exemplo de leitura, etiqueta e canto.
Depois ia almoçar com a minha família e até com alguns membros da nobreza.
Nalgumas tardes ia passear na minha carruagem e teria oportunidade de conhecer alguns príncipes, para eles me cortejarem e depois o meu pai escolher o que desse o melhor dote.
Quando fosse casada, por vezes, iria passear com o meu príncipe para os jardins do meu castelo.
As minhas damas de companhia muitas das vezes também vinham passear comigo, para me protegerem do sol com um esplêndido e exuberante chapéu.
De vez em quando, à noite, poderia fazer alguma festa com gente da nobreza e do clero. Essas festas teriam cantores, bailarinos e bobos.
À noite, antes de me deitar, escreveria poesia.
E seria assim a minha vida enquanto princesa.

A MINHA OPINIÃO:
Se fosse nos tempos de hoje, eu não seria uma princesa assim. Não teria aulas de etiqueta, nem de canto. Não gostaria de andar de vestido, nem que me vestissem, e também não gostaria de ter criados. Seria eu a escolher a pessoa ideal para me casar e não precisaria da ajuda do meu pai para o fazer.
Seria uma pessoa mais independente e livre.
Este texto ajudou-me a perceber uma coisa... Gosto de ser quem sou e se a minha vida fosse de outra maneira não teria piada viver. Não foi fácil fazer este texto pois não estou habituada a imaginar-me de outra forma.
Maria Araújo Fontaínha, n.º 15 5.º A

6 comentários:

  1. Maria esta muito fixe gostei muito da penultima frase da tua openiao

    ResponderEliminar
  2. Adorei Maria, mas gostei principalmente da tua opinião.

    ResponderEliminar
  3. Adorei Maria
    gostei imenso
    ta fixe

    ResponderEliminar
  4. Realmente não estava a imaginar ver-te a ter aulas de etiqueta...
    Adorei a tua opinião!!!

    Mafalda

    ResponderEliminar
  5. tiago disse
    Ta fixe maria gostei

    ResponderEliminar