terça-feira, 18 de maio de 2010

Se a Inês fosse da nobreza...

Se eu fosse uma dama da nobreza, primeiro seria uma aia de companhia de uma rainha e, mais tarde, tornava-me uma rainha e seria boa para o povo.
Eu começaria por acabar com o problema da falta de mão-de-obra nos campos e depois resolveria os problemas da burguesia. De seguida, acabaria também com os problemas do clero e da nobreza.
No entanto, se a população não me apoiasse para rainha ficaria zangada, porque tinha dado tanto por esse povo que, se eles não me apoiassem, isso seria um desrespeito por mim e entregaria esses traidores nas mãos do povo que estava do meu lado.
Esta história é baseada nas figuras de D. Inês de Castro e de D. João, Mestre de Avis.

Inês Barroso, 5.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)

A Inês pesquisou ainda o significado de Nobre:
Nobre (Do lat. nobile-)
(nome masculino) 1. Membro da nobreza (pessoa que faz parte da nobreza); 2. Pessoa que, por descendência ou decisão régia, possui determinados títulos e goza de regalias em relação a outros grupos sociais.
(adjectivo uniforme) 1. Relativo à nobreza; 2. Próprio da nobreza; 3. Que revela elevação de carácter ou superioridade moral; 4. Ilustre, honroso, excelente; 5. Distinto, notável; 6. Majestoso, magnânimo; 7. Elevado; sublime; 8. Precioso (metal nobre); Fig. Que mostra grandeza, elevação moral, distinção. Partes nobres (no homem), o coração, o cérebro etc.

2 comentários: