quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Martinho, o generoso

(O cenário é uma montanha com neve.)
S. Martinho – Que cansado estou! De Itália venho, para França vou… Maldita chuva, maldito vento, porque me atormentais?
(Passando por um homem que gemia de frio.)
Mendigo – Generoso soldado, o que poderás dar a um pobre homem como eu?
S. Martinho – Não tenho dinheiro (corta a sua capa a meio com a espada e entrega-a ao pobre mendigo), mas tenho esta capa para te abrigares da chuva e do frio.
Mendigo – Obrigado valente soldado. (Olhando para o céu.) Olhe para o céu, parou de chover e está um sol radiante.
S. Martinho – É verdade! Parece que estamos no Verão, está uma brisa tão quente.
Mendigo – Agora, como já não preciso da capa, podes ficar com ela. (Entrega a capa a S. Martinho.) Agora junta as duas partes da capa e verás o que acontece.
S. Martinho – (Juntando a capa.) A minha capa está inteira! Como é que fizeste isso?
Mendigo – São os segredos da vida. Agora vai com Deus, valente soldado.
S. Martinho – Adeus, espero ver-te em breve.
.
César Magarinho e Tiago Pereira, 6.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário