sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A lenda de São Martinho

(O cenário é um pano que representa os Alpes, com árvores, montanhas e arbustos. Martinho com uma capa, um cavalo e de frente para o público.)
Martinho – Que difícil é a vida de um soldado do império romano. Vou em direcção à minha querida terra, França, e ainda falta muito que caminhar. Mas que tempestade está a acontecer, e que frio eu estou a ter.
(Entra um mendigo devagar e ajoelha-se.)
Martinho – Mas o que será aquilo lá ao longe?
Mendigo – (Estende a mão a Martinho.) Ajudai-me, por favor!
Martinho – Não tenho nada para lhe dar, mas tome metade da minha capa. (Martinho corta a capa com a espada) Aqui tem, cubra-se e não terá frio.
Mendigo – Obrigado. Deus seja bendito pela sua grande obra.
(Começa o Sol a brilhar.)
Martinho – Mas que maravilha, o Sol está a aparecer! E até sinto calor… parece Verão.
Mendigo -

Martinho, um soldado,
pelos Alpes passou,
onde havia uma tempestade
que o assustou.

Nos Alpes surgiu um mendigo,
pedindo ajuda e abrigo,
a quem Martinho ajudou.

O Sol rompeu as nuvens,
e parou de chover.
O dia melhorou
e eu já não estou a tremer.

E Deus ordenou:
Deixem o sol brilhar!
É dia de S. Martinho,
todos devem festejar.

Eduarda Silva, Inês Barroso e João Parente, 6.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)

1 comentário: