sábado, 1 de janeiro de 2011

Lenda de S. Martinho

(Cenário: uma fotografia dos Alpes. Entra S. Martinho com capa e espada, como um soldado Romano, montado no seu cavalo.)
S. Martinho – Que tempestade que está a chegar, já estou cansado e ainda tenho de enfrentar esta maldita tempestade.
(S. Martinho avista um mendigo no meio da tempestade, sozinho e sem abrigo.)
S. Martinho – O que é que fazes no meio desta tempestade?
Mendigo – Não tenho dinheiro, não tenho abrigo, não tenho nada. Por favor… ajudai-me, meu senhor.
S. Martinho – Não tenho dinheiro para te dar, mas posso dar-te metade da minha capa.
(S. Martinho tira a sua capa, corta-a ao meio com a sua espada e dá metade ao pobre mendigo.)
Mendigo – Obrigado meu senhor, estou-lhe muito grato.
S. Martinho – Não foi nada, para ajudar pessoas pobres eu faço tudo.
Mendigo – Eu não lhe posso dar nada, mas Deus vai-lhe dar por mim.
(De repente S. Martinho e o Mendigo olham para o Céu e vêem uma tarde de Verão.)
Mendigo – Pegue na metade da sua capa, meu grande senhor. Tal como eu disse, Deus lembrar-se-á do vosso gesto e irá recompensá-lo por me ter ajudado. Obrigado!

Alex Leles, Bruno Fonseca e Miguel Picoto, 6.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)

Sem comentários:

Enviar um comentário