sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Lenda de São Martinho (texto dramático)

(Soldado romano, a cavalo.)
São Martinho (levando a mão à cabeça) – Ai que cansado eu estou! Que longa é a viagem de Itália para a minha terra, em França… E que frio está aqui nos Alpes!... Ainda bem que venho prevenido com esta capa bem quentinha, que os soldados do meu império romano costumam usar.
(Entra um homem muito pobre, mal vestido a pedir esmola.)
Mendigo – Por favor dê-me alguma coisa…
São Martinho – Desculpe, mas não tenho nada para lhe dar, ou tenho…
(São Martinho pega na sua espada, corta a sua capa ao meio e oferece metade ao Mendigo.)
São Martinho – Aqui tem, metade da minha capa.
Mendigo – Muito obrigado, estou-lhe muito grato.
(As nuvens e o mau tempo desaparecem.)
São Martinho (olhando para o céu) – Até parece que estamos em pleno Verão! Que calor!...
Mendigo – Isto, São Martinho, foi um belo acto de generosidade! Daqui em diante, todos os anos, nesta altura do ano, o tempo vai melhorar durante cerca de três dias. Será o Verão de São Martinho.
São Martinho - Como sabes o meu nome?
Mendigo – Eu sou aquilo que tudo vê e tudo sabe…

Marta Pereira e Mafalda Ferreira, 6.º B (E.B. de Vila Praia de Âncora)

2 comentários:

  1. Deu muito trabalho para realizar......mas ficou fixe!

    ResponderEliminar
  2. Ta giro, ajudaste me agora a fazer o meu T.P.C de Português :)

    ResponderEliminar