quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lenda de S. Martinho

Pano de fundo com uma paisagem de montanha com neve. Ao fundo, à esquerda, uma ponte. O mendigo está por baixo, com a roupa rota e desbotada. À direita estão pinheiros.
Martinho (vestido de soldado romano, entrando a cavalo, pela direita) – Que frio faz aqui nos Alpes... Venho de Roma, capital do império, para a minha casa, na bela França.
Mendigo (gritando ao longe) – Ajuda, alguém…
Martinho - Ouço algo… (espreita para a ponte) Está ali alguém!
(Martinho aproxima-se da ponte e observa o mendigo.)
Mendigo - Ajude-me meu soldado!
Martinho - Não terá mais frio! (tira a capa e, com a espada, corta metade) Tome meu bom homem (e oferece-lhe metade da capa).
Mendigo - Obrigado meu soldado.
(Desliza o pano de fundo para uma paisagem de montanha ensolarada. Entra o Sol.)
Sol - E por causa deste acto de bondade, em Novembro, durante cerca de três dias, está sol e bom tempo.

Joaquim Ribeiro, David Fife e Fernando Figueiras, 6.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)

Sem comentários:

Enviar um comentário