Editora: Editorial Presença
Este livro fala-nos da história de um homem, Nelson Mandela, Presidente da África do Sul entre 1994 e1999, que passou inúmeros obstáculos até se tornar Presidente: desde suportar as terríveis privações impostas pelo Apartheid (que reinava no país e negava aos negros, a maioria da população, vários direitos básicos, concedendo aos brancos, os Africânderes, em clara minoria, todo o poder), até ser preso durante 27 anos e condenado à morte por enforcamento em nome do regime, conseguindo através da crescente contestação internacional e nacional a sua Liberdade em 1990.
O livro trata de um período da vida de Mandela, desde o seu tempo na prisão e as negociações com os actuais líderes do país, até ser Presidente.
Sabia que o seu país continuava dividido em termos raciais e viu no desporto a solução para tentar unir a nação, mais concretamente através do Râguebi e do “Campeonato do Mundo de Râguebi”, realizado na África do Sul em 1995.
Mandela viu neste momento uma forma de colocar todos os cidadãos a trabalhar para um fim comum, apoiar a sua selecção de Râguebi, começando por conquistar a confiança do Capitão François Piennar (Africânder), que entendeu o Presidente e percebeu a importância do papel dos Springbooks na união da África do Sul.
Heroicamente e sempre com uma cumplicidade entre o presidente, o capitão e a selecção, a África do Sul sagrou-se campeã mundial de Râguebi, para a alegria de todos os negros e brancos que se uniram e apoiaram sem diferenças a sua selecção.
Piennar visitou a nossa selecção durante o Campeonato do Mundo de Futebol da África de Sul de 2010 e uma representação portuguesa também visitou Mandela, na mesma altura.
Miguel Vasconcelos, 6.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)
O livro parece ser interessante!
ResponderEliminarParabéns!