terça-feira, 1 de junho de 2010

SALVAR AS DUNAS

CHORÕES MALVADOS FORAM ARRANCADOS!

Os alunos do 5.º ano e do 7.º ano da Escola Básica de Vila Praia de Âncora, no dia 18 de Fevereiro, foram às dunas do Caldeirão arrancar chorão e plantar estorno. Posteriormente, no dia 20 de Abril, foi feita a monitorização do trabalho realizado pelos alunos.

Estas visitas de estudo estão inseridas no projecto “Reconversão Dunar” que está a ser dinamizada pela FAPAS. Inicialmente os alunos participaram numa sessão de esclarecimento, orientada pela Dr.ª Lucília Guedes, na qual lhes foi dado a saber a importância das dunas na protecção da costa marítima.
Aquando da primeira deslocação às dunas do Caldeirão, os alunos foram divididos em três grupos: um grupo arrancava o chorão, outro plantava o estorno e outro recolhia o lixo existente nas dunas.
Arrancaram o chorão porque é uma planta invasora com raízes pequenas que não fixam a areia e impedem o crescimento das outras plantas.
Plantaram estorno por ser uma espécie autóctone, com raízes que se estendem a grande profundidade e assim fixam a areia e, consequentemente, ajudam na formação e manutenção das dunas.
Apanharam lixo para que este não prejudicasse o crescimento e desenvolvimento da flora e fauna existente nas dunas; eram beatas, pneus, garrafões de gasolina, preservativos…
Na visita realizada em Abril os alunos procederam à observação da fauna e flora existente nas dunas e puderam verificar o crescimento do estorno por eles plantado.
Infelizmente, observou-se também que algumas das cordas de protecção dos passadiços estavam danificadas em vários locais, pelo que as pessoas continuavam a caminhar pelas dunas destruindo as plantas aí existentes, inclusive o estorno que fora plantado. Será necessário que se proceda à colocação de uma corda em bom estado e que se apele à sensibilidade dos utentes desta praia para que respeitem as dunas, evitando o seu pisoteio.
Iniciativas como esta deveriam ser seguidas por outras escolas do país. Parabéns aos alunos da E.B. de Vila Praia de Âncora pela sua participação e trabalho! Mas ainda há muito a fazer…

3 comentários: