sexta-feira, 30 de abril de 2010

Se a Juliana fosse rainha e vivesse na Idade Média

Em tempos fui uma óptima rainha para o povo. Vivi no século XIV. Nessa altura o meu povo diminuía e alguns cavaleiros morreram da Peste Negra que se propagou no meu reino.
Eu era acompanhada por aias que eram muito amáveis e divertidas, brincavam comigo e faziam tudo aquilo que eu queria.
Às vezes ia com o meu marido assistir às caçadas, a justas e torneios. Noutros dias organizava festas que acabavam sempre por ser divertidas.
Às vezes o meu reino era atacado pelos inimigos e, quando perdíamos, tínhamos de aceitar as condições que nos eram impostas para eles não destruírem o reino.

Juliana Araújo, 5.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)

Se eu fosse nobre e vivesse na Idade Média

Olá! Chamo-me Marta de Vasconcelos e sou uma dama da nobreza. Eu trato dos assuntos domésticos e gosto de bordar e passear com as minhas aias de companhia pelos lindíssimos jardins do meu castelo. O meu paço é amplo e luxuoso. A sua divisão mais importante é o salão, onde eu e o meu marido recebemos os nossos convidados, onde tomamos as nossas refeições em família e onde fazemos as nossas festas. Nas festas costuma haver música, danças, banquetes de comidas deliciosas, etc. O meu vestuário é um vestido antigo, mas lindíssimo, e uso também um véu. As minhas jóias eram feitas por um ourives muito conhecido que tinha pedras preciosas antigas que punha nos colares e pulseiras. E é assim a minha vida como dama da nobreza… não é nada má!

Marta Vasconcelos, 5.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)